Detalhamento dos Custos da Ordem de Retrabalho 

Os custos sempre serão atualizados com base nas movimentações de estoque inseridas e confirmadas até o momento em que o botão atualizar resumo foi pressionado. Os valores representam: 

Custo sem retrabalho: É o custo inicial do produto acabado que será utilizado na ordem de retrabalho e que teve saída de mercadoria ao realizar a liberação da ordem de retrabalho; 

Custo da matéria prima: Quando houver desmontagem, esse campo será preenchido com o custo da matéria prima retornada ao estoque. Para que não ocorram divergências contábeis, esse custo deve ser igual ao custo sem retrabalho; 

Custo de Insumo: É o custo dos insumos e matérias primas utilizados durante o retrabalho de ajuste ou de desmontagem para que o processo possa ser feito. Esse custo será o custo contábil dos gastos de desmontagem ou o custo agregado para o produto acabado no caso de ordem de retrabalho de ajustes no produto acabado; 

Custo de Sucata: 

Custo Unitário: É o valor do custo de insumo dividido pela quantidade de produtos acabados que estão sendo utilizados no processo de ordem de retrabalho. Caso seja uma desmontagem, é o gasto unitário para desmontar cada item de produto acabado. Caso seja retrabalho para ajustes, é o custo unitário que será agregado ao produto acabado na sua entrada ao encerrar a ordem de retrabalho; 

Custo Total: É o custo total para a entrada do produto acabado em casos de ordem de retrabalho de ajustes. Esse campo é o total do cálculo do custo unitário multiplicado pela quantidade do produto acabado utilizado na ordem de desmontagem. 

⚠️ Atenção: só deverá existir saldo na conta transitória de insumos que foram gastos no processo de desmontagem ou em possíveis erros do processo. Nesses casos, a equipe contábil deverá analisar esse saldo e transferir para uma conta de custos de produção ou até mesmo para a conta de custos dos produtos e materiais vendidos: 

Figura 50: Saldo em conta transitório de retrabalho para análise e reclassificação da equipe contábil.