É possível, durante o projeto, implementar o portal de apontamentos Lago Consultoria©. Esse portal poderá ser configurado e instalado no servidor IIS. O portal dará a possibilidade da realização de apontamentos em pontos de acesso em outros locais e não somente nas máquinas que tenham o SAP Business One© instalado. O acesso será no link configurado e validado em cada ambiente, no IIS do servidor. A interface do portal seguirá conforme a imagem abaixo:
Figura: Portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus©.
Para que seja possível o apontamento, seja de uma ordem de produção padrão ou de uma ordem de desmontagem, a ordem deve ter:
Roteiro de produção;
Estar com status liberado;
Figura: Tela com detalhes da ordem de produção no SAP Business One© para ser usada no portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus©.
Caso haja tentativa de apontamento para ordens que não estejam liberadas, serão apresentados os seguintes erros:
Ordem de produção com status fechados:
Figura: Erro no portal de apontamentos quando existe a tentativa de usar uma ordem de produção status fechado para apontamento
Ordem de produção com status planejado:
Figura: Erro no portal de apontamentos quando existe a tentativa de usar uma ordem de produção com status planejado para apontamento.
Uma vez que o usuário tenha acesso as ordens de produção liberadas, poderá indicar as informações da ordem de produção, conforme orientações abaixo:
Número da ordem de produção, sendo o número do documento interno da ordem de produção no SAP Business One©;
Operação, sendo o código cadastrado da operação presente no roteiro da ordem de produção;
Recurso, sendo o código cadastrado de um dos recursos disponíveis na ordem de produção e que esteja ligado a um dos grupos de recursos presente no roteiro da ordem de produção;
Quantidade produzida, indicar a quantidade que foi ou que será produzida na ordem de produção;
Nesse momento, o status da operação no apontamento será planejado, pois ainda não iniciaram o apontamento:
Após preenchidos os dados indicados acima, deve clicar no botão apontar, iniciando o processo de apontamento e gerando a mensagem abaixo:
Figura: Tela de mensagem de apontamento iniciado no portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus©.
⚠️ Atenção: Via portal não é possível apontamento de horas negativas ou em datas retroativas. A data e hora de início e fim do apontamento será sempre a data do sistema/máquina no momento da realização do apontamento.
O mesmo processo poderá ser feito em uma ordem de produção de desmontagem gerando a mensagem de apontamento iniciado com êxito:
Figura: Tela de mensagem de apontamento iniciado no portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus©.
Nos casos de apontamentos de retrabalho, flag informativo dentro do apontamento, após digitar os dados da ordem de produção, operação e recurso, marque a opção retrabalho antes de clicar em apontar:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe no flag de retrabalho
É possível, no portal, indicar paradas em ordem de produção. Para isso, é necessário clicar no botão Parada, na tela de apontamento do portal:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe no botão de parada.
E, após clicar em parada, indicar os códigos e motivos da parada, clicando em apontar e gerando o início do apontamento da parada. No próximo apontamento de parada, será computada a hora de fim da parada. Para retornar a tela de apontamento de ordem de produção, clique em voltar:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe da parada preenchida e botão para voltar a tela inicial.
É possível também, no portal, gerar apontamentos para ordens de serviço do módulo de produção, que se encontra no Menu Produção > Ordem de Serviço > Ordem de Serviço. No portal, deve usar a opção ordem de serviço:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe no botão para apontar ordens de serviço.
Ao clicar no botão ordem de serviço, para realizar os apontamentos, deverá indicar:
Número do documento interno da ordem de serviço registrada no SAP Business One©. A ordem de serviço precisa ter roteiro de serviços vinculado com a ordem;
Código do serviço o qual está vinculado com a ordem de serviço e será realizado o apontamento;
Código da operação e do recurso que serão apontados;
Quantidade de serviços que está sendo realizado e vinculado nesse apontamento;
Após isso, clique em apontar e inicie o apontamento:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe nas informações para apontar ordens de serviço.
Ainda no portal, é possível realizar apontamentos de ordem de retrabalho, que é acessada no Menu Produção > Ordem de Retrabalho. No portal, deve clicar em ordem de retrabalho para esse tipo de apontamento:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe no botão para apontar ordens de retrabalho
Para realizar o apontamento da ordem de retrabalho, a ordem deve ter roteiro de produção vinculado a estrutura do produto que será realizado o retrabalho e o status da ordem deve ser liberado. No portal, deverá ser informado:
Número da ordem de retrabalho, sendo o número do documento interno da ordem de produção no SAP Business One©;
Operação, sendo o código cadastrado da operação presente no roteiro da ordem de retrabalho;
Recurso, sendo o código cadastrado de um dos recursos disponíveis na ordem de produção e que esteja ligado a um dos grupos de recursos presente no roteiro da ordem de retrabalho;
Quantidade produzida, indicar a quantidade que foi ou que será feito o retrabalho na ordem de retrabalho;
Após indicar as informações do apontamento, clique em apontar:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe nas informações para apontar ordens de retrabalho.
Na tela do portal de apontamentos, existe o botão reports iniciados e pausados. Ao utilizar esse botão, listará todos os apontamentos em andamento até o momento que o usuário clicou no botão:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe nas informações de reports iniciados/pausados
Se necessário, durante o processo de implantação, é possível gerar consultas no SAP Business One© que gerem uma análise ou relatórios dos apontamentos em aberto. A tabela intermediaria desse processo é a tabela “@LGRPTPRO”:
Figura: Tela de consulta gerada no Sap Business One© com base nos reports gerados pelo portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus©.
Para finalizar o apontamento, é necessário retornar no portal de apontamentos, indicar as informações novamente referente a ordem de produção, operação e recurso que o apontamento foi aberto, preenchendo os dados no portal. Nesse momento, antes de clicar em apontar, o status da operação será em andamento:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe em operação em andamento no apontamento do encerramento.
Após indicar os dados e clicar em apontar, o portal retornará a mensagem indicando que a operação foi finalizada, gerando um termino de apontamento:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe na mensagem de finalização do apontamento.
Na opção de reports iniciados/pausados, a ordem de produção que estava em aberto, após a finalização do apontamento, será eliminada da consulta:
Figura: Tela de portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus© com detalhe nas informações de reports iniciados/pausados
Se avaliarmos na tabela de apontamentos, na consulta na tabela “@LGRPTPRO”, foi gerada uma nova linha com o TIPO F. Os tipos poderão ser I = Inicio, F = Final ou O = Outras paradas:
Figura: Tela de consulta gerada no SAP Business One© com base nos reports gerados pelo portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus©.
Para que seja gerado um apontamento final na tela de apontamentos do SAP Business One©, deverá ser executado o robô de apontamentos que é configurado junto com o portal. Esse robô deverá ser configurado para ser executado periodicamente, sendo agendado nas tarefas do Windows.
Após a execução do robô, o apontamento é gerado para a ordem de produção o qual teve o apontamento no portal. Esse apontamento será registrado junto com os demais apontamentos de horas, no Menu Produção > Reports de Ordem de Produção:
Figura: Tela de apontamento no SAP Business One© gerados pelo portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus©.
O apontamento terá a informação da data e hora de início do apontamento:
Figura: Tela de apontamento no SAP Business One© gerados pelo portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus©
Na tabela “@LGRPTPRO”, será indicado que o apontamento foi transferido para o SAP Business One© e o log do resultado do processo:
Figura 86: Tela de consulta gerada no SAP Business One© com base nos reports gerados pelo portal de apontamentos vinculado ao add-on B1Plus©.
Nota: É possível configurar e usar o portal a partir de código de barras que são gerados em impressões do Crystal Reports, no qual após configurado o portal, as indicações de números de ordens, operações e recursos serão feitas via código de barras.