Retorno de Material Enviado para Industrialização
Para que tenhamos o retorno do material enviado para industrialização, será possível utilizar a tela de nota fiscal de entrada para produto industrializado e retorno simbólico ou a tela de devolução de nota fiscal de saída. O processo será semelhante ao realizado na tela de nota fiscal de saída, mantendo visíveis/habilitados os seguintes campos:
Só imposto;
Sem lançamento de estoque;
Depósito;
Depósito Auxiliar;
Lote/N° Série Auxiliar;
Posição Auxiliar;
Conta da razão;
Utilização Industrialização (específico para retorno);
Deverá ser utilizada uma "Utilização" previamente configurada para o processo de industrialização.
Neste ponto, é fundamental estar atento(a), pois o retorno de materiais enviados para industrialização pode envolver diferentes situações, que precisam ser analisadas e validadas cuidadosamente.
As instruções deste manual serão apresentadas com base na tela de nota fiscal de entrada, que possui função nesse processo para:
Retorno do produto industrializado
Retorno simbólico da matéria-prima
⚠️ Atenção: O retorno de industrialização não deve ser realizado pela tela de Recebimento de Mercadoria, pois o sistema não está preparado para esse tipo de operação nessa tela.
Caso esse procedimento seja feito incorretamente, o sistema não fará a valorização dos itens de forma adequada, resultando em descompensações contábeis e lançamentos incorretos nas contas contábeis.