Para realizar o cálculo de custo, após realizar os lançamentos na tela de apuração de custo contábil, acesse o Menu Produção > Custos > Custo Contábil:
Figura: Tela de cálculo do custo contábil no add-on B1Plus©
Para adicionar, é preciso selecionar o período o qual será feito o cálculo. Os campos de descrição e observações podem ser preenchidos, de maneira opcional, os quais serão usados no momento do fechamento. Após adicionar a tela de cálculo, será possível navegar entre os cadastros usando as ferramentas padrões do SAP Business One© . Feito isso, deve ser clicando no botão cálculo do custo. Após o cálculo, o flag cálculo do custo será marcado. O cálculo poderá ser feito mais de uma vez até o efetivo fechamento:
Figura: Tela de cálculo do custo contábil com detalhe de botão e flag de cálculo no add-on B1Plus©.
No momento do cálculo, na sua finalização, será apresentada uma mensagem com alertas ou erros. Os erros poderão ser ajustados validando o manual Análise Custo Contábil .
Figura: Mensagem de finalização do cálculo do custo contábil no add-on B1Plus©.
Finalizado o cálculo do custo, é possível validar os valores antes do fechamento.
⚠️Atenção: após o fechamento não serão possíveis ajustes no cálculo. Para realizar a validação, deve ser usada a consulta LG_AnaliseCustoContabil:
Figura: Tela de gerente de consultas com consulta de análise de custo do add-on B1Plus© no SAP Business One©.
Ao executar a consulta, mostrará os itens e períodos calculados para validação:
Figura: Tela de consulta de análise de custo do add-on B1Plus© no SAP Business One©.
Nessa consulta, existem colunas com diferenças encontradas no processo. Na coluna DIF5 são as diferenças finais de possíveis arredondamentos ou falhas de processo. Caso a diferença seja maior de 160,00, deverá tomar ações corretivas para que o fechamento possa ser realizado. A cada correção, o cálculo deverá ser refeito. As colunas as colunas presentes na consulta de análise de custo são:
Código: código interno do período que está sendo realizada a análise e fechamento do custo;
Período: código do período cadastrado e que está sendo realizada a análise e fechamento do custo;
Item e Descrição do item: para cada item que será analisado e que será realizado o fechamento do custo no período indicado, será gerada uma linha na consulta, de acordo com o depósito que será analisado o fechamento;
Tipo do material: tipo do material indicado no cadastro do item o qual está sendo feita a análise e fechamento do custo;
Depósito: depósito o qual ocorreram as movimentações do item para a análise e fechamento do custo;
Filial: filial a qual ocorreram as movimentações do item para a análise e fechamento do custo;
Quantidade produzida mês: quantidade produzida do item que está sendo feita a análise e fechamento do custo no período indicado;
Valor produzido mês: valor correspondente à quantidade produzida do item que está sendo feita a análise e fechamento do custo no período indicado;
Horas apontadas mês: quantidade de horas apontadas para o item o qual está sendo feita a análise e fechamento. Essa quantidade de horas corresponde a todas as operações de mão de obra direta, em todos os centros de trabalho, as quais tiveram apontamentos no período;
Valor GGF: valor de gastos gerais de fabricação que serão absorvidos para o item analisado no período indicado;
Valor componente: valor dos componentes, dos itens semiacabados, que serão absorvidos para o item analisado no período indicado;
Valor mão de obra: valor da mão de obra direta que será absorvida para o item analisado no período indicado;
GGF + M.O.: soma das colunas de valor de GGF e M.O.;
GGF + M.O. + CP: soma das colunas de valor de GGF, M.O. e componentes;
Valor médio: é o valor médio do item produzido sem somar as absorções dos custos, sendo a divisão do campo valor produzido pelo campo quantidade produzida;
Valor médio absorvido: é o valor produzido para o item, somando os valores de GGF, M.O. e componentes do período atual e valores acumulados, dividido pela quantidade produzida no período;
Valor CPV: o valor a ser absorvido será dividido em dois lançamentos, de CPV e estoque. O valor de CPV é o valor que deveria ser absorvido, mas que corresponde ao que já foi vendido antes do fechamento do custo, atualizando dessa amaneira os custos dos produtos ou mercadorias vendidas;
Valor estoque: o valor a ser absorvido será dividido em dois lançamentos, de CPV e estoque. O valor de estoque é o valor que será absorvido no estoque, correspondente a quantidade remanescente em estoque, atualizando dessa maneira os custos dos estoques de produtos acabados ou semiacabados, quando produzidos para estoque;
CPV + Estoque (Valor): soma dos valores de CPV e estoque a serem absorvidos;
Diferença 1: esse campo mostrará a diferença entre a soma dos valores de GGF, M.O. e componentes que devem ser absorvidos entre os valores que serão lançados em CPV e estoque. Normalmente esse valor corresponde ao valor que será transferido ao nível superior;
Valor nível superior: esse campo indica o valor que seria absorvido no item que foi produzido, mas que será transferido para o nível superior. Isso ocorre no caso de produção de semiacabados, os quais tiveram apontamentos, mas que já foram consumidos dentro do período em outros produtos semiacabados ou acabados de nível superior;
Diferença 2: e a diferença entre a coluna diferença 1 e valor do nível superior. Esse valor poderá ser zerado ao ser lançado nos valores a serem acumulados para próximos períodos;
Saldo inicial valor: valor inicial do produto indicado na linha, no início do período que houve o fechamento do custo e está sendo apresentado;
Saldo inicial quantidade: quantidade inicial do produto indicado na linha, no início do período que houve o fechamento do custo e está sendo apresentado;
Vendas mês (quantidade): quantidade vendida do produto indicado na linha para o período que houve o fechamento do custo e está sendo apresentado;
Consumo mês (quantidade): quantidade consumida do produto indicado na linha para o período que houve o fechamento do custo e está sendo apresentado;
Quantidade final: quantidade final do produto indicado na linha, no final do período que houve o fechamento do custo e está sendo apresentado;
Valor componente acumulado: valor dos componentes, dos semiacabados que foram consumidos, apontados e registrados para o item final referente a períodos anteriores. Isso ocorre quando houve consumo e apontamento em períodos anteriores, mas não houve a entrada do produto acabado. Os valores de componentes poderão ser acumulados por um ou mais períodos, sendo absorvidos no período da entrada do produto acabado;
Valor componente a acumular: valor de componentes que correspondem ao item final, mas que não será absorvido nesse período, sendo acumulado para o próximo período. Isso ocorre quando existe consumo apontamento de horas para a ordem de produção e não houve entrada de produto acabado no mesmo período do apontamento. Processo normal, pois existiu o consumo e a tarefa de produção, mas o produto final ficará pronto no próximo período. Esse valor será absorvido no período da entrada do produto acabado no estoque;
GGF acumulado: valor de gastos gerais de fabricação que foram apontados e registrados para o item final referente a períodos anteriores. Isso ocorre quando houve apontamento em períodos anteriores, mas não houve a entrada do produto acabado. Os valores de gastos gerais de fabricação poderão ser acumulados por um ou mais períodos, sendo absorvidos no período da entrada do produto acabado;
GGF a acumular: valor de gastos gerais de fabricação que correspondem ao item final, mas que não será absorvido nesse período, sendo acumulado para o próximo período. Isso ocorre quando existe apontamento de horas para a ordem de produção e não houve entrada de produto acabado no mesmo período do apontamento. Processo normal, pois existiu a tarefa de produção, mas o produto final ficará pronto no próximo período. Esse valor será absorvido no período da entrada do produto acabado no estoque;
M.O. acumulado: valor de mão de obra direta que foi apontado e registrado para o item final referente a períodos anteriores. Isso ocorre quando houve apontamento em períodos anteriores, mas não houve a entrada do produto acabado. Os valores de mão de obra direta poderão ser acumulados por um ou mais períodos, sendo absorvidos no período da entrada do produto acabado;
M.O. a acumular: valor de mão de obra direta que corresponde ao item final, mas que não será absorvido nesse período, sendo acumulado para o próximo período. Isso ocorre quando existe apontamento de horas para a ordem de produção e não houve entrada de produto acabado no mesmo período do apontamento. Processo normal, pois existiu a tarefa de produção, mas o produto final ficará pronto no próximo período. Esse valor será absorvido no período da entrada do produto acabado no estoque;
Diferença 3: a diferença 03 mostrará possíveis discrepâncias de quantidades e de falta de apontamentos nos produtos acabados. Isso ocorrerá na remoção de ordens de produção de maneira indevida, movimentações de produto acabado sem que seja pelo processo de produção e sem que o parâmetro de considerar todas as movimentações esteja marcado e quando não existe apontamento para as ordens de produção que tiveram entrada de produto acabado. É o resultado da diferença 1 que não foi absorvida em ordens de produção de níveis superiores;
Diferença 4: a diferença 4 mostrará possíveis discrepâncias de quantidades nos produtos consumidos. Mostra qualquer movimento dos insumos sem terem feito o processo produtivo, sem ter apontamento ou terem sido excluídas ordens de produção do custo erroneamente. Enquanto a diferença 03 mostra diferenças do produto acabado, a diferença 04 mostrará diferenças de insumos e semiacabados, produtos intermediários do processo produtivo e que fazem parte de uma estrutura superior. É ao resultado da diferença 2 que não foi distribuída/absorvida nos processos a serem acumulados;
Diferença 5: a diferença 05 é a soma das diferenças 03 e 04, mostrando a diferença total para o item durante o fechamento. O add-on B1Plus© aceita uma diferença 5 acumulada de até R$ 160,00. Diferenças abaixo desse valor não impedirão o fechamento do custo e resultarão em alerta. Diferenças acima desse valor impedirão o fechamento do custo e causarão erro;
Antes do fechamento, caso ocorra algum erro que não seja possível identificar com os pontos importantes desse documento, pode ser usado o documento de análise e correção de custo contábil, o qual possui consultas em banco de dados para identificação dos erros processuais, presente no manual Análise Custo Contábil: