Nesse tópico serão demonstrados alguns pontos processuais que poderão impactar diretamente o fechamento do custo, causando diferenças que impedirão o fechamento do custo.
Valores de GGF e MOD negativos
Em alguns casos, a equipe contábil e de custos poderá usar as contas de GGF ou até mesmo a conta de MOD para indicar valores negativos a serem estornados dos itens. São possíveis valores adicionados a maior em períodos anteriores. A princípio, o add-on B1Plus© emitirá um alerta:
Figura: Tela para apuração de custo contábil com detalhe em valor negativo de GGF e mensagem de alerta do add-on B1Plus©.
O problema que poderá ocorrer nesses casos é que, o valor adicionado a maior em períodos anteriores, em muitos casos, já foi consumido no estoque e já tece vendas. Ao fazer essa indicação de valor negativo, poderá causar uma discrepância no mês atual, gerando um valor a ser removido do custo maior que o valor atual do item. Nesse caso, o cálculo ocorrerá normalmente e não mostrará diferenças. Na coluna estoque, na consulta de análise de custo, o valor ficará negativo, mostrando um estoque de custo. Caso o valor do estoque no período atual seja menor do que deva ser estornado, no momento do fechamento emitirá a seguinte mensagem, indicando a linha do documento de reavaliação que está causando o problema:
Figura: Mensagem de erro de estoque negativo no fechamento do custo contábil do add-on B1Plus©.
Para evitar esses casos, antes do fechamento, durante a análise, verifiquem se a coluna de estoque possui valor negativo e se o valor negativo não é maior que o valor atual do estoque. Para corrigir, deve remover os valores de GGF ou MOD negativos.
Apontamentos negativos / estorno
Semelhante ao caso indicado anteriormente, em alguns períodos pode existir uma quantidade de horas apontadas em demasia. Ao tentar corrigir a situação, os usuários podem apontar os valores negativos nos períodos sequentes. Esse tipo de situação pode ocorrer o mesmo problema exemplificado acima. Nesse caso, serão atribuídos valores de GGF e MOD a essas horas negativas, resultando em valores de GGF e MOD a serem estornados do custo do item. Caso o custo do item seja menor que o valor de estono de GGF e MOD, ocorrerá a mensagem abaixo no fechamento:
Figura 128: Mensagem de erro de estoque negativo no fechamento do custo contábil do add-on B1Plus©.
Para evitar esses casos, antes do fechamento, durante a análise, verifiquem se a coluna de estoque possui valor negativo e se o valor negativo não é maior que o valor atual do estoque. Para corrigir, deve fazer novos apontamentos no mesmo período pra zerar os apontamentos negativos ou até mesmo gerar soma de apontamentos positivos para o item no período.
Apontamentos retroativos
Em muitos casos, os usuários esquecem de realizar os apontamentos durante a produção dos produtos acabados e semiacabados, na execução das ordens de produção. No momento do fechamento, podem ocorrer diferenças impedindo o fechamento, por falta de apontamento. Para corrigir, é necessário realizar os apontamentos para o período o qual está sendo feita a análise e fechamento de custos.
❗Importante: Deve se ter atenção para que, no momento do apontamento, a data indicada como data de apontamento seja sempre uma data dentro do período que está sendo realizada a análise e o fechamento dos custos:
Figura: Tela de apontamento em ordem de produção com detalhe em data do apontamento no add-on B1Plus©.
⚠️ Atenção: Não é necessário que a data do apontamento seja exatamente igual a data da movimentação do estoque. Porém é necessário, para que não haja diferenças por falta de apontamento, que existam apontamentos no mesmo período que houve as movimentações de estoque.
Movimentação de Estoque sem Apontamento
Seguindo o detalhado no tópico anterior, reforçamos que toda movimentação de estoque deve ter um apontamento no mesmo período que houve a entrada do produto acabado ou semiacabado.
Por exemplo, houve entrada de produto acabado da ordem de produção 551 em 18/11/2025:
Figura: Tela de mapa de relações dos processos de ordem de produção no SAP Business One©
Para que não haja erro, deve existir um apontamento de horas de mão de obra dentro do mesmo período, nesse caso, dentro do mês de novembro.
⚠️ Atenção: Poderão existir apontamentos sem a movimentação de estoque, como por exemplo, apontamento de preparação das máquinas para a produção, entretanto não se pode ter movimentação de estoque sem que haja apontamento no mesmo período. Uma entrada de produto acabado sempre deve ser acompanhada de um apontamento de horas de mão de obra no mesmo período.
Desmontagem
No processo padrão de produção do SAP Business One© existe o processo de desmontagem, que irá consumir/fazer a saída dos produtos acabados e retornar ao estoque, realizando uma entrada, os materiais consumidos para a produção do produto acabado ou semiacabado. Esse processo pode ser realizado e deve ter seus apontamentos, pois a desmontagem também compreende uma execução de operações e os materiais transitados no estoque referente a desmontagem irão afetar os saldos de estoque no fechamento do custo.
Com isso, a cada desmontagem, não se deve esquecer de realizar os apontamentos, para que essas ordens de produção façam parte do fechamento do custo e os valores de GGF e MOD sejam absorvidos ou estornados.
Outro ponto é a questão de saldos negativos, que também pode ocorrer com os casos de desmontagem. Pode ocorrer de a produção ocorrer em um período e a desmontagem no período sequente. Por exemplo, o item A teve produção de 100 unidades e absorção de custos de 1000 reais no período 2024-05. No período 2024- 06, houve a desmontagem total das 100 unidades e o estoque do item A foi zerado. Ao fechar o custo, foi apontada 1 hora e o GGF a respeito dessa 1 hora são 100 reais. Como o item está sem estoque, não será possível as absorções ou estornos. Caso haja mais estorno que saldo em estoque, a mensagem de erro por reavaliação negativa ocorrerá:
Figura: Mensagem de erro de estoque negativo no fechamento do custo contábil do add-on B1Plus©.
Nota: Nesse caso, para correção, deverá ser removido o item e seus semiacabados do processo de fechamento de custo para que não exista problemas no fechamento. Ao remover itens e ordens do custo, atentar-se aos pontos de atenção dos tópicos seguintes.
Exclusão de ordem de produção do custo
Dentro do processo de manutenção de ordem de produção existe a função de excluir ordem de custo. Esse processo não estorna os lançamentos de baixas de insumos ou entradas de produtos acabados e semiacabados, apenas tira a ordem de produção do fechamento:
Figura: Tela de manutenção de ordem de produção com detalhe na opção de remover do custo no add-on B1Plus©.
Ao realizar esse processo de remoção do custo, a ordem de produção ficará com um S no campo de usuário cancelamento:
Figura: Tela de produção com detalhe no campo de cancelamento do add-on B1Plus©.
Esse tipo de remoção só será eficaz se todas as ordens de produção do item pai e dos itens filhos forem removidas do custo, ou seja, toda a cadeira de produto não pode estar no custo. No caso acima, todas as ordens de produção do item P00001 e todas as ordens de produção dos itens que foram consumidos na produção desse produto devem ser removidas no período do fechamento, removendo todos os níveis que estejam abaixo. Essa solução é complexa e deve ser pensada com calma, pois a remoção deve ser feita de maneira completa.
Exemplo: se o item A teve 10 ordens de produção no período 2025-11, todas as 10 ordens deverão ser removidas. Caso o item A use os semiacabados A1, A2 e A3 que também foram produzidos no período 2025-11, todas as ordens de produção desses itens semiacabados e seus níveis inferiores deverão ser removidos.
Caso não sejam removidas, mostrará problemas de diferença 03, indicando que as quantidades de estoque no fechamento não são coerentes com o estoque SAP Business One©. Ainda no exemplo acima, o problema no item A1 poderia ocorrer da seguinte maneira:
Produção do item A1: 200 Unidades;
Consumo do produto A1 em ordens de produção que fazem parte do custo: 180 unidades;
Saldo final do estoque A1 SAP Business One©: 0 unidades;
Saldo final do estoque item A1 no fechamento de custos: 20 unidades;
A diferença de 20 unidades é referente a uma única ordem de produção que consumiu o item A1, causando erro e diferença na coluna DIF3.
Para validar o problema de diferença de quantidade, pode ser usado o seguinte cálculo usando as informações da consulta de análise de custos: (Quantidade Produzida + Saldo Inicial Quantidade) – (Quantidade Vendida do Mês + Quantidade Consumida no mês + Saldo Final Quantidade) = 0 (Zero)
Caso esteja diferente de zero, devem ser analisadas as ordens de produção removidas do custo e os detalhes do próximo tópico.
Movimentação de Estoque fora da produção
Esse tipo de situação resultará em erro de DIF3 parecido com o que foi indicado no tópico anterior. Já esse caso é mais simples de ser resolvido e ocorrerá quando existir entradas manuais ou saídas manuais, sem vinculo a ordens de produção, ou através de nota fiscal de entrada, para produtos acabados ou semiacabados.
O resultado do cálculo abaixo também será diferente de zero: (Quantidade Produzida + Saldo Inicial Quantidade) – (Quantidade Vendida do Mês + Quantidade Consumida no mês + Saldo Final Quantidade) = 0 (ZERO)
Para corrigir esses casos, confirme se houve movimentações de estoque que não sejam através de ordem de produção ou nota fiscal de saída, marque o flag das configurações iniciais para considerar todas as movimentações de estoque e refaça o cálculo:
Figura: Tela de configuração geral com detalhe no parâmetro de validar todas as movimentações do estoque do add-on B1Plus©.
Referência circular nas ordens de produção
Esse erro será demonstrado no momento do cálculo, abrindo um txt em tela com a seguinte mensagem:
❌ [Advertência] 2025-11 - A - 10/11/2025 - Itens com referências Circulares: 050084-SL0013
Esse erro indica que, no mesmo período, houve um problema de referência circular, que significa que houve consumo de um item 050084 para produzir o item SL0013 e, após, foi consumido o item SL0013 para produzir o item 050084. O SAP Business One© permite core essa situação, mas no fechamento isso não pode ocorrer, pois os valores de GGF e MOD ficarão em um loop, circulando entre os dois itens e não será encerrado corretamente.
Para correção, deve remover as ordens do custo, seguindo as regras apresentadas acima.
Caso seja necessário um processo parecido com o indicado acima, sempre deve existir um item intermediário entre as duas produções.
Exemplo:
O item A é consumido para a produção do item A1. Os valores de GGF e MOD são apropriados no item A1;
Em seguida o item A1 é consumido para a produção do item B. Os valores de GGF e MOD são apropriados no item B;
Caso necessário o retorno, o item B deve ser consumido para produzir o item B1, que receberá os valores de GGF e MOD e logo em seguida será usado para a produção do item A;
Da maneira apresentada acima, não existirá referência circular.