Nos próximos tópicos serão detalhados os processos para o cálculo, análise e fechamento do custo contábil. Antes de efetivar esse processo, é necessário que os processos de produção, com as devidas saídas de insumos, entradas de produtos acabados e devidos apontamentos de horas em cada ordem de produção efetivada durante o período a ser analisado.
Será na tela de apuração de custo contábil que serão informados os valores que serão usados na absorção em relação aos itens produzidos. Para acesso a essa tela, deverá acessar o Menu Produção > Custo > Custo Contábil > Apuração do custo contábil:
Figura: Tela de apuração do custo contábil do add-on B1Plus©.
Para a indicação dos valores a serem usados como MOD ou GGF, é necessário selecionar um dos períodos e usar os botões MOD ou GGF.
Mão de Obra Direta – MOD
Ao selecionar o período e clicar no botão MOD, abrirá a tela dos centros de trabalho para indicação dos valores que serão usados na apuração para cada centro de trabalho. Atenção: caso a base de dados SAP Business One© seja multi-filial, atentar-se ao topo dessa tela para indicação da correta filial que está ocorrendo a apuração do custo:
Figura: Tela de apuração do custo contábil com detalhe no cadastro de valores de MOD no add-on B1Plus©.
⚠️ Atenção: A indicação dos valores na apuração deverá ser manual. Durante a implantação, via consultoria, podem ser criadas regras de preenchimento automático com base nos centros de custos vinculados ao centro de trabalho. Essa automatização é realizada durante o projeto de implantação e com base na análise da consultoria.
Gastos Gerais de Fabricação – GGF
Ao selecionar o período e clicar no botão GGF, abrirá a tela das contas de GGF cadastradas nos parâmetros de custos, para que sejam indicados os valores que serão usados na apuração do custo contábil. Se necessário, na tela de GGF, podem ser removidas ou adicionadas outras linhas de contas contábeis não inseridas nos parâmetros do custo.
⚠️ Atenção: caso a base de dados SAP Business One© seja multi-filial, atentar-se ao topo dessa tela para indicação da correta filial que está ocorrendo a apuração do custo:
Figura: Tela de apuração do custo contábil com detalhe no cadastro de valores de GGF no add-on B1Plus©
Para cada conta de GGF do período o qual estão sendo indicados os valores, poderá ser rateado manualmente o valor total do GGF, selecionando a linha da conta contábil e, com um clique duplo, abrindo a tela de rateio do GGF por centro de trabalho. Adicionando ou removendo linhas, o valor do GGF pode ser dividido entre os centros de trabalho manualmente:
Figura: Tela de apuração do custo contábil com detalhe no cadastro de valores de GGF e rateio por centro de trabalho no add-on B1Plus©.
⚠️Atenção: A indicação dos valores na apuração deverá ser manual. Durante a implantação, via consultoria, podem ser criadas regras de preenchimento automático com base nos centros de custos vinculados ao centro de trabalho. Essa automatização é realizada durante o projeto de implantação e com base na análise da consultoria