O objetivo do subproduto é quando a produção do seu produto principal sempre resulta também em outro(s) produto(s).
Exemplo: a produção da estrutura, que é uma chapa de aço 20X30cm, porém a matéria prima é uma chapa de 30x30cm. Com isso, após o processo, temos o resultado de uma chapa de 20x30cm e outra chapa de 10x30. Esse outro produto pode ser considerado como Subproduto.
Para atribuição do subproduto a estrutura do produto, deve clicar no botão Subproduto na estrutura do produto principal:
Figura: Detalhe de subproduto em estrutura de produto no módulo de produção do add-on B1plus©.
Para adicionar um subproduto, use o botão adicionar linha e, em seguida, preencha os campos da linha do subproduto. Se necessário excluir um subproduto, selecione a linha e clique em excluir linha. Para o cadastro, preencha os dados conforme regras abaixo:
Item e descrição: selecionar um dos itens cadastrados no módulo de estoque para indicar como subproduto da estrutura a qual está sendo feito o cadastro;
Quantidade: indicar a quantidade gerada de subproduto para cada unidade de produto acabado da estrutura do produto;
Unidade de medida: indicar a unidade de medida para entrada do subproduto;
Depósito: indicar o deposito da entrada do subproduto;
Custo Unitário: indicar o custo unitário do subproduto. À entrada no estoque debitará a conta contábil de estoque e creditará a conta de custo do produto vendo;
Nota: O Subproduto é levado automaticamente para a Ordem de Produção (OP) da estrutura, porém o add-on permite alterar essas informações em cada ordem de produção.