Configurações para uso da Ordem de Retrabalho do Add-on B1Plus©
Configurações para uso da Ordem de Retrabalho do Add-on B1Plus©
Conta Contábil
Para o uso da ordem de retrabalho, é necessário que façamos a configuração da conta contábil que será usada como contrapartida das movimentações de estoque oriundas da execução da ordem de retrabalho. A configuração se encontra no: Menu Administração > Inicialização do Sistema > Configurações do B1Plus > Aba Manufatura > Geral > Conta transitória para o processo de ordem de retrabalho:
Figura: Configurações gerais do add-on B1plus© e conta transitória de retrabalho.
Essa conta só terá saldos de insumos utilizados em processos de desmontagem. Processos de retrabalho, essa conta será usada como transitória, recebendo os valores dos matérias gastos durante o retrabalho no produto acabado e, logo em seguida, transferindo esses custos para o produto acabado na finalização do retrabalho.
Absorção das Horas de Ordem de Retrabalho no Custo
Além da conta contábil, há a opção para absorção das horas da ordem de retrabalho no custo. Essa configuração está disponível em: Menu Administração > Inicialização do Sistema > Configurações do B1Plus > Aba Manufatura > Custo > Flag “Absorver GGF e MO em Ordem de Retrabalho”.
Quando o flag estiver ativado, o sistema realizará a absorção das horas de Mão de Obra (MO) e Máquinas (MQ) no cálculo de proporção exibido na tela de Apuração do Custo Contábil, considerando o total de horas por centro de trabalho.
No fechamento de custo, serão consideradas apenas as horas do tipo MO, utilizadas para a absorção de GGF e MO de cada produto produzido.
⚠️ Atenção: Se o flag não estiver ativado, o sistema realizará o cálculo sem aplicar o processo de absorção.
Figura: Configurações gerais do add-on B1plus© e flag Absorver GGF e MO em Ordem de Retrabalho